CONTROLADORA DOS DADOS: CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob nº 45.543.915/0001-81; e COMERCIAL DE ALIMENTOS CARREFOUR LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob n.º 62.545.579/0001-25, ambas com sede à Rua George Eastman, nº 213, Vila Tramontano, São Paulo/SP, CEP: 05690-000 (“CARREFOUR BRASIL”).
No Carrefour Brasil, temos um compromisso com a proteção dos dados pessoais utilizados em nossas atividades. Nesse sentido, a presente Política de Privacidade contém informações claras e transparentes sobre o tratamento de dados pessoais e as formas como protegemos os dados e seus titulares.
Como utilizamos Dados Pessoais?
Para melhor compreender o tratamento dos seus dados pessoais pelo Carrefour Brasil, veja no quadro abaixo o tipo de dado coletado, finalidade e forma da coleta dos dados, informações estas que estão divididas de acordo com os modelos de negócios existentes no Carrefour Brasil :
Lojas Físicas (Supermercados, Drogarias e Postos):
Quais dados são coletados?
Quando você se dirige a alguma de nossas lojas físicas – sejam elas Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour Market, Carrefour Drogarias ou Postos Carrefour -, são coletados os seguintes dados:
Dados de identificação: informações fornecidas por você no momento da compra, a exemplo de CPF para emissão de Nota Fiscal, e imagens coletadas por meio de câmeras de vigilância e monitoramento da circulação de pessoas em nossos estabelecimentos. Nas compras realizadas em nossas Drogarias, podem ser coletados dados referentes à saúde do titular por meio da apresentação de receita médica para a venda de medicamentos de uso controlado, em atendimento a obrigações legais.
Dados de pagamento: informações fornecidas pelos titulares para efetuação da compra, tais como números de cartões de crédito e de débito, bandeira, data de vencimento CVV (“Card Verification Value” – Valor de Verificação do Cartão) e endereço de cobrança.
Para que finalidades os dados são utilizados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados ao fornecimento dos nossos produtos e serviços aos nossos clientes. Confira abaixo as finalidades observadas nas operações de tratamento:
• Cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
• Viabilização de mecanismos de controle de estoque;
• Prestação de serviços associados aos produtos comercializados por nós;
• Viabilização de aquisição de medicamentos de uso controlado;
• Produção de relatórios analíticos de inteligência de negócio para estudo de mercado;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes;
• Realização de campanhas publicitárias do Grupo Carrefour, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
• Realização de ofertas personalizadas, tais como garantia estendida, inclusive através de parceiros;
• Consolidação de indicadores e ações de melhoria contínua;
• Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
• Reduzir riscos de atitudes ilícitas no pagamento e combate à fraude;
• Avaliação financeira de aceitabilidade de meio de pagamento;
• Atendimentos telefônicos e/ou mídias sociais relacionados à suas compras;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
• Promover as atividades das demais empresas do Grupo Carrefour por estarem envolvidas com a nossa atividade.
Compras Online (E-commerce e Click & Retire):
Quais dados são utilizados?
Através de nosso website (canal de vendas online) ou canal telefônico (televendas), o Usuário cadastrado pode adquirir produtos e optar por recebê-los no endereço de preferência ou utilizar a modalidade Click & Retire para realizar a compra virtualmente e, em determinados casos, dirigir-se até uma loja elegível para retirar o pedido. Nesse contexto, são coletados:
Dados de cadastro: informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetuarem o preenchimento do formulário de cadastro em nossa plataforma de e-commerce - tais como nome completo, e-mail, gênero, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva do Usuário. É facultada ao titular, no momento da realização de cadastro em nossas plataformas, a integração de login através de perfil pré-existente em mídias sociais.
Dados de pagamento: informações fornecidas pelos titulares quando da efetuação de alguma compra através de nossa plataforma de e-commerce – tais como números de cartões de crédito e de débito, bandeira, data de vencimento, CVV (“Card Verification Value” – Valor de Verificação do Cartão) e endereço de cobrança.
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário: informações coletadas como decorrência da sua navegação (seja você visitante ou Usuário cadastrado) em nossa plataforma - tais como dados dos itens comprados, endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos móveis utilizados para acesso ao website (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados geolocacionais, e demais informações relacionadas à interação do Usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registros de cliques e identificadores de cookies.
Para que finalidades os dados são utilizados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados ao fornecimento dos nossos produtos e serviços aos nossos clientes no ambiente online e/ou telefônico. Confira abaixo as finalidades observadas nas operações de tratamento:
• Prestação dos serviços disponibilizados no ambiente online e/ou telefônico, em cumprimento das obrigações contratuais assumidas;
• Viabilização de mecanismos de controle de estoque, logística reversa e devolução de produtos;
• Manutenção de cadastros para melhor comunicação com nossos clientes;
• Prestação de serviços associados aos produtos comercializados por nós;
• Identificação e autenticação dos Usuários de forma adequada nas áreas exclusivas de nosso e-commerce, de modo a viabilizar o atendimento às solicitações e dúvidas sobre produtos e serviços;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Realização de campanhas publicitárias do Grupo Carrefour, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
• Realização de ofertas personalizadas, tais como garantia estendida, inclusive através de parceiros;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados em nossa plataforma e ações de melhoria contínua;
• Customização e melhoria de performance da navegabilidade;
• Aumento de mecanismos de segurança física e patrimonial;
• Redução do risco de atividades ilícitas e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais;
• Atendimentos telefônicos e/ou mídias sociais relacionados à suas compras online e/ou Televendas;
• Promover as atividades das empresas do Grupo Carrefour por estarem envolvidas com a nossa atividade;
• Em caso de compra de produtos adquiridos por meio da plataforma “Carrefour Internacional”, é possível que seus dados sejam tratados em outros países que não o Brasil em razão do vendedor estar localizado no exterior.
Programa de fidelidade “Meu Carrefour”:
Quais dados são coletados?
Disponibilizamos aos nossos clientes um programa de fidelidade gratuito e exclusivo para obtenção de descontos, promoções, cupons, vantagens e benefícios especiais denominado Meu Carrefour, tais como Scan&Go, Etiqueta Roxa e Minhas Recompensas. Os clientes também podem aproveitar dos benefícios do Meu Carrefour comprando em nossas lojas disponíveis nas plataformas de outros parceiros comerciais que já estejam habilitados neste sentido, tais como plataformas de Marketplace e aplicativos de entregas (Apps de Delivery).
Nesse contexto, são coletados:
Dados de cadastro: informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetuarem o cadastro em nosso programa de fidelidade - nome completo, e-mail, gênero, CPF, data de nascimento, endereço, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva.
Observação: Apenas o seu CPF é coletado quando você aceita a oferta da Etiqueta Roxa oferecida no caixa das nossas Lojas Físicas, no momento da sua compra e na hipótese de você ainda não possuir um cadastro no Programa de Fidelidade nos moldes disponibilizados no site, aplicativo e totem das Lojas Físicas).
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário: informações coletadas como decorrência da sua compra nas Lojas Físicas ou da sua navegação nas nossas lojas online (seja vocês visitante ou Usuário cadastrado), tanto em nossas plataformas e aplicativos, quanto nas plataformas de terceiros que vendem produtos das nossas lojas - tais como dados dos produtos comprados, endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos utilizados para acesso (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados geolocacionais, e demais informações relacionadas à interação do Usuário.
O programa Meu Carrefour não trata Dados Pessoais Sensíveis, conforme definido no item abaixo “Conceitos Importantes”. As compras de produtos que induzam essas informações terão apenas o valor do item considerado para fins de acumulo de benefícios na dinâmica "Minhas Recompensas".
Para que finalidades os dados são utilizados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados ao direcionamento de ofertas exclusivas e personalizadas, e, ainda benefícios em geral aos nossos clientes fidelizados, nos termos do regulamento do programa. Confira abaixo as finalidades observadas nas operações de tratamento::
• Prestação de nossos serviços, em cumprimento das obrigações contratuais assumidas, especialmente com nossos parceiros do Programa de Fidelidade que disponibilizam os benefícios do “Minhas Recompensas” e com outros parceiros comerciais por meio dos quais disponibilizamos versões de nossa loja virtual, como, por exemplo, Sites de Vendas de Parceiros e Aplicativos de Entregas;
• Registro e autenticação no programa de fidelidade para implementação dos recursos e benefícios exclusivos;
• Gerenciamento de cadastros para melhor comunicação com nossos clientes;
• Definição e análise de padrões comportamentais e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, serviços, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Enriquecimento de banco de dados de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para realização de ações de marketing e relacionamento com nossos clientes;
• Criação de modelos estatísticos e estratégias de campanhas voltadas para a potencialização da jornada do consumidor em nossas lojas virtuais próprias e em Sites de Vendas de Parceiros e Aplicativos de Entregas;
• Realização de campanhas publicitárias do Grupo Carrefour, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
• Promover as atividades do Grupo Carrefour por estarem envolvidas com a nossa atividade;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados e ações de melhoria contínua;
• Disponibilização de publicidade, em sites de parceiros e aplicativos de entregas, dos produtos adquiridos com mais frequência por você, a fim de otimizar sua experiência de compra;
• Customização e melhoria de performance da navegabilidade;
• Aumento de mecanismos de segurança e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
Painel de Clientes Carrefour:
Quais dados são coletados?
Para os clientes Carrefour Hiper, Carrefour Bairro ou Postos Carrefour, é disponibilizado, de forma facultativa, um portal para preenchimento de pesquisas de satisfação que ensejam acúmulo de pontos passíveis de resgate em vale-compras Carrefour. Nesse contexto, são coletados:
Dados de cadastro: informações fornecidas voluntariamente pelos titulares ao efetuarem o cadastro no Painel Carrefour - tais como nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, profissão, área de atuação, endereço completo, número de telefone e senha de acesso à área exclusiva do Usuário.
Dados de registros eletrônicos e interação do Usuário: informações coletadas como decorrência da navegação dos titulares (sejam eles visitantes ou Usuários cadastrados) no Painel Carrefour - tais como endereço IP (Protocolo de Internet), Session ID (Identidade/token de sessão), dados dos dispositivos móveis utilizados para acesso ao website (incluindo versão de sistema operacional, navegador, conexão e softwares instalados), dados geolocacionais, e demais informações relacionadas à interação do Usuário, tais como data e hora de acesso, produtos visualizados, tempo gasto nas páginas, áreas visitadas, registros de cliques e identificadores de cookies.
Para que finalidades os dados são utilizados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados ao fornecimento dos nossos produtos e serviços aos nossos clientes. Confira abaixo as finalidades observadas nas operações de tratamento:
• Realização de pesquisa de satisfação e compreensão da jornada do cliente no percurso de compra;
• Identificação e autenticação dos Usuários de forma adequada nas áreas exclusivas do Painel Carrefour;
• Definição e análise de padrões e preferências de consumo dos nossos clientes, inclusive para a veiculação de ofertas personalizadas e indicação de produtos, conteúdos, notícias e demais informações relevantes para o relacionamento de forma mais assertiva;
• Realização de campanhas publicitárias do Grupo Carrefour, inclusive através de parcerias com veículos da mídia e redes sociais;
• Consolidação de indicadores de utilização dos serviços disponibilizados plataforma e ações de melhoria contínua;
• Customização e melhoria de performance da navegabilidade;
• Aumento de mecanismos de segurança e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
Acesso Wi Fi
Quais dados são coletados?
Quando você opta por utilizar a rede de Wi Fi disponibilizada em alguma de nossas lojas físicas são coletados os seguintes dados:
• Data e hora de início e término da conexão à internet;
• Endereço IP ( protocolo de internet) utilizado para acessar a rede Wi Fi pelo seu dispositivo;
• Número de identificação da sua rede utilizada para acessar o Wi Fi pelo seu dispositivo (MAC Address);
• Geolocalização.
Para que finalidades os dados são utilizados?
Os dados pessoais coletados estão essencialmente relacionados às seguintes finalidades:
• Aumento de mecanismos de segurança do uso da rede Wi Fi;
• Redução do risco de atividades ilícitas e combate à fraude;
• Cumprimento de obrigações legais ou regulatórias e/ou exercício regular de direitos em demandas judiciais, administrativas e/ou arbitrais.
Como são utilizados cookies e tecnologias similares?
Além dos dados fornecidos pelo titular quando da utilização de plataformas digitais, fazemos uso de funcionalidades como cookies para aperfeiçoamento da navegabilidade e da experiência do Usuário.
Os cookies são pequenos arquivos que armazenam temporariamente certas preferências identificadas em visitas ao domínio, permitindo que sejam memorizados dados relativos ao computador ou outro dispositivo utilizado pelo Usuário em navegações anteriores, de modo a otimizar a interação dentro da plataforma.
Determinados cookies são essenciais para o funcionamento da plataforma eletrônica, não sendo possível torná-los inativos sem que haja implicações negativas à navegabilidade.
Por outro lado, existem também os cookies chamados não essenciais, os quais, embora não sejam obrigatórios, permitem otimização da experiência do Usuário, oportunizando recursos como a memorização de preferências, termos de buscas e histórico de produtos inseridos no “Carrinho”, por exemplo, permitindo, dessa forma, que a navegação ocorra de forma customizada.
Você pode controlar o uso de cookies não essenciais através das configurações de seu navegador, mas isso poderá afetar o adequado funcionamento das nossas plataformas.
Com quem compartilhamos os dados pessoais?
Os dados pessoais utilizados pelo Carrefour Brasil, nos limites do que for necessário, podem vir a ser compartilhados com alguns destinatários, quais sejam:
Parceiros comerciais/prestadores de serviço e fornecedores: como muitos dos serviços disponibilizados dependem da atuação junto a outras empresas, podemos compartilhar dados pessoais com parceiros – a exemplo de fornecedores de tecnologia, sites de parceiros (Marketplace), plataformas de pagamento e empresas de transporte e logística -, o que fazemos em estrito cumprimento às finalidades informadas aos titulares.
Empresas do Grupo Carrefour: como o Carrefour Brasil é uma empresa integrante do Grupo Carrefour, é necessário realizarmos o compartilhamento de alguns dos dados pessoais que coletamos com algumas das empresas de nosso Grupo Econômico, com a finalidade de viabilizar a manutenção, a operabilidade e a continuidade de nossos produtos e serviços;
Por Grupo Carrefour, compreende-se: Carrefour Soluções Financeiras; Carrefour Property Division; Shopping Butantã; Shopping Pamplona; Atacadão; Cybercook; Carrefour Hipermercado; Carrefour Bairro; Carrefour Express; Carrefour Posto; Drogaria Carrefour; Carrefour Market; Carrefour E-commerce.
Parceiros de combate a fraudes: para permitir a detecção de fraudes, temos de compartilhar alguns dados pessoais indicados por nossos parceiros, o que poderá, inclusive, ocasionar a contratação de serviços antifraude específicos.
Auditorias externas: dados pessoais poderão ser compartilhados com serviços de auditoria externa de nossas operações, sobretudo para análises quanto à observância de parâmetros de privacidade e proteção de dados e segurança da informação.
Autoridades públicas ou órgãos oficiais: para cumprimento de obrigações legais a que estamos submetidos, podemos ter de vir a compartilhar dados com autoridades públicas ou órgãos oficiais, mediante solicitação ou previsão legal expressa.
Como protegemos os Dados Pessoais?
O Carrefour Brasil adota políticas, mecanismos e procedimentos de segurança existentes no mercado para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de eventos – acidentais ou ilícitos – de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.
No entanto, como todas as circunstâncias inerentes à arquitetura da internet, a segurança não pode ser irrestritamente assegurada contra todas as ameaças existentes no ambiente virtual, sendo nosso compromisso, dentro de nossa capacidade, o emprego das medidas de segurança disponíveis para prevenção de incidentes.
Além disso, direcionamos esforços na conscientização de nossos colaboradores acerca da importância do tema proteção de dados, a fim de mantê-los atualizados quanto às melhores práticas de mercado e quanto à importância de implementação de fluxos internos como controle de acesso e dever de confidencialidade.
Qual o tempo de retenção dos dados pessoais?
A política de retenção de dados pessoais pelo Carrefour Brasil respeita as seguintes diretrizes:
• Somente são mantidos em nossos sistemas os dados pessoais estritamente necessários para o cumprimento das finalidades do tratamento. Assim, sempre que aplicável, realizamos o devido expurgo de dados pessoais desnecessários ou excessivos;
• Destaca-se, ainda, que, mesmo com o propósito de exclusão de dados desnecessários, preservamos as informações exigidas para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias ou para o exercício regular de nossos direitos.
Quais os direitos dos titulares de dados pessoais?
Nos termos da legislação brasileira, destacamos a seguir os seguintes direitos, os quais podem ser requisitados pelos titulares de dados pessoais por meio dos canais de contato disponibilizados nesta Política, respeitados os limites aplicáveis:
Confirmação e acesso aos dados: qualquer um pode requerer a confirmação da existência de tratamento e o acesso aos dados tratados pelo Carrefour Brasil, bem como informações sobre o possível compartilhamento com terceiros. Contudo, para oportunizar o exercício desse direito, podemos implementar mecanismos de autenticação de identidade do solicitante, com o objetivo de garantir segurança e proteção às informações tratadas.
Revogação de consentimento: nas situações em que a realização de operações de tratamento requer obtenção de consentimento, este poderá ser revogado a qualquer tempo mediante manifestação expressa do titular, de forma simples, gratuita e facilmente disponível.
Correção: estando-se diante de dados pessoais incorretos, imprecisos ou desatualizados, o titular de dados pessoais poderá solicitar a correção dessas informações ou mesmo viabilizá-la de forma célere e imediata através da atualização de seu cadastro em nossa plataforma.
Exclusão ou anonimização: o titular de dados pessoais poderá requisitar a exclusão ou a anonimização dos dados fornecidos em algumas situações específicas – notadamente quando a base legal para o tratamento for o consentimento -, em especial quando acreditar que seus dados estão sendo tratados de forma excessiva, desnecessária ou em desconformidade com a legislação aplicável. Contudo, é plenamente possível que, mesmo após o requerimento de exclusão, alguns dados pessoais permaneçam armazenados, em atendimento a obrigações legais ou para a proteção de interesses nossos ou de terceiros.
Oposição: ao titular de dados pessoais deve ser oportunizada a oposição ao tratamento de seus dados pessoais, observados os limites e imposições legalmente previstos.
Conceitos importantes:
• ANONIMIZAÇÃO. Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.
• CONSENTIMENTO. Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
• CONTROLADOR. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.
• COOKIES. Os cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados que são salvos no computador do usuário por meio do navegador. Esses arquivos contêm informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site.
• DADO PESSOAL. Toda e qualquer informação relacionada à pessoa natural (física) identificada ou identificável. Ou seja, o conceito abrange informações diretas, como nome, RG, CPF e endereço, bem como indiretas, como dados de localização e demais identificadores eletrônicos.
• DADO PESSOAL SENSÍVEL. Dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
• ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (DPO – Data Protection Officer). Pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
• OPERADOR. Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.
• MARKETPLACE. Disponibilização de oferta de produtos vendidos por vendedores parceiros do Carrefour (“Lojistas") na página de vendas online do Carrefour (“Ecommerce”).
• TITULAR DOS DADOS PESSOAIS. Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto do tratamento.
• TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS. Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle de informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Outras informações:
A presente Política de Privacidade poderá sofrer atualizações e ajustes a qualquer tempo, de modo a refletir as práticas do Carrefour Brasil em matéria de privacidade e proteção de dados pessoais. Caso a atualização seja substancial, utilizaremos os meios disponíveis para contatar nossos clientes para que tomem ciência das alterações. De toda forma, a data de última atualização constará sempre ao final do documento, sendo recomendável que o titular se mantenha atento às informações prestadas.
Canais de contato:
A partir da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, você poderá enviar qualquer solicitação relativa ao uso de seus dados pessoais pelo Carrefour preenchendo o formulário disponível aqui
Teremos o maior prazer em atendê-lo!
Documento atualizado pela última vez em 19 de fevereiro de 2021.